Wednesday, 19 November 2014

Caril de lentilhas


Faz hoje 1 semana e três dias desde a última vez que toquei em carne e não sinto nem um bocadinho a falta dela, mas o peixe continua presente. Não foi a primeira vez que pensei em deixar de comer carne, já tenho esta ideia na minha cabeça há uns bons anos. Desde que comecei a ver vídeos da PETA (espero que a realidade em Portugal não seja tão drástica e desumana) e a conhecer receitas vegetarianas deliciosas que venho cada vez mais interiorizando a ideia de que não preciso de consumir carne. Quando comecei a pensar realmente naquilo que estava a ingerir e a colocar dentro do meu corpo fiquei "de pé atrás" e admirada. Afinal de contas no nosso prato não está mais do que um pedaço de um animal. Animal esse com sentimentos, tal como o ser humano, que não merece ter os seus dias de vida contados por outro animal, que merece viver segundo a lei natural da sobrevivência. Só espero um dia fazer o mesmo com o peixe.

Assim, hoje trago-vos uma receita inventada na hora e que acabei por gostar muito.


Caril de lentilhas

Lentilhas:3/4 chávena (aprox.) de lentilhas vermelhas
2 chávenas de agua

Caril:

1 courgete congelada
1 cenoura
1/4 chávena de cogumelos brancos laminados
2 colheres de sopa de azeite
1 dente de alho
1/2 colher de sobremesa de açafrão 
1/2 colher de sobremesa de caril
2 colheres de sopa de leite de côco ou bebida de amêndoa

Preparação:

Colocar as lentilhas e a água numa panela em lume  brando e deixar cozer por aproximadamente 8 minutos.
Numa frigideira colocar o azeite e o alho em lume brando e deixar o alho alourar (1-2 minutos). Adicionar a courgete cortada em tiras com o comprimento de 1 dedo, a cenoura cortada em rodelas e os cogumelos laminados. Deixar estufar por 2 minutos aproximadamente. De seguida adicionar o açafrão, o caril e o leite e deixar cozinhar por aproximadamente 15 minutos.
Quando os legumes estiverem cozidos adicione as lentilhas e envolva tudo muito bem. Desligue o lume e deixe a frigideira tapada por 2-3 minutos.
Depois é só servir e disfrutar!

Bom apetite!
Chats & juices

No comments:

Post a Comment