Sunday, 19 April 2015

Bolo de aniversário de cacau e alfarroba / Cacao and carob birthday cake


Segunda terça quarta quinta sexta sábado domingo. Segunda terça quarta quinta. E passa-se mais um ano. E na sexta feira passou mais um ano, mais um aniversário, mais uma celebração de vida neste mundo. Para mim, uma celebração muito especial porque foi a dos 60 anos da minha mãe. Este espaço de 41 anos que me separa dela por vezes não significa nada porque ela é uma mulher cheia de energia, de vontade de viver e saudável, e noutras, significa tudo. O tempo voa. A vida passa num instante e nós não damos por isso. Passamos o tempo a preocupar-nos com coisas desnecessárias para a nossa felicidade pura e genuína. Esquecemo-nos de que todos os segundos passados com as pessoas que gostamos são preciosos. Deixamos para segundo plano um encontro, uma gargalhada ou um abraço. E de repente, uma vida passou-se. Por isso, há que celebrar a nossa existência todos os dias. Há que dar prendas, abraços ou mimos todos os dias. Todos os dias têm de ser especiais. Não é preciso esperar um ano.  



Inspirado nesta receita
Ingredientes:
chávena =250ml

4 ovos (podem tentar com ovos linhaça, mas não tenho certezas se resulta)
1 chávena e meia de farinha de aveia
3 colheres de chá de fermento
1/2 chávena de açúcar mascavado
1/4 (aprox.) chávena de amido de milho
1/2 chávena de farinha de alfarroba
1/2 chávena de cacau em pó
1/2 chávena de óleo de côco derretido
1 chávena de leite ou bebida vegetal (podem colocar chávena e 1/2)
75g chocolate 70% cacau (usei Pantagruel)

50g chocolate 70% cacau (ou superior)
5 ou 6 colheres de sopa de leite de soja/amêndoa
1 colher de chá de cacau em pó
amêndoa picada
bagas goji



Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Comece por bater os ovos com o açúcar e de seguida adicione o óleo de côco, sem deixar de bater. Junte a farinha, de alfarroba e o cacau e continue a bater. Adicione o chocolate derretido, continuando a bater. Acrescente a farinha de aveia, o fermento e o leite e bata até obter um creme homogéneo sem grumos. 
Forre uma forma com papel vegetal ou unte com óleo de côco e coloque a massa. Leve a cozer por aproximadamente 40 minutos. Ao final deste tempo faça o teste do palito, que deverá ser praticamente limpo.
Deixe arrefecer sobre uma grade. Entretanto, para fazer a cobertura, derreta o chocolate em banho maria e junte-lhe o leite de soja e o cacau. Misture tudo e cubra o bolo. Faça alguns furos no bolo com um palito para que a calda não fique só à superfície. Cubra com algumas amêndoas picadas e bagas goji. Se gostar, adicione também alguns morangos.
Bom apetite!





.......................................................................................................................................................

Recipe in English


This one was for my mom's 60th birthday. Everyone loved it. I hope you like it too!

Ingredients:
cup =250 ml

4 eggs (you can try to use flax eggs, not sure if it will work)
1/2 cup muscovado sugar
1 1/2 cup oat flour
3 tsp baking powder
1/4 cup (aprox.) cornstarch
1/2 cup carob flower
1/2 cup cacao powder
1/2 cup coconut oil (melted)
1 cup cow/vegetable milk (you can use 1 1/2)
75g 70% chocolate (melted)

50g 70% chocolate
5 to 6 tbsp milk (I used soy milk)
1 tsp cacao powder
almonds
goji berries



Preparation:   

Pre-heat your oven to 180ºC. Beat the eggs with the sugar and then add the coconut oil while you keep beating. Add the carob flour and cacao powder. Keep beating and add the melted chocolate. Add the oat flour, baking powder and milk and beat until you have a creamy dough without lumps.
Grease a baking pan or cover it with baking paper and pour the dough. Bake it for 40 minutes. To check if the cake is cooked, use a toothpick to make a hole in the cake. If the toothpick comes out clean, the cake is baked. Take it out of the oven and let it cool. 
Meanwhile melt the chocolate with the milk and cacao powder. Whisk everything together. Make small holes with a toothpick oh the cake and then cover it with the chocolate ganache/sauce.
Top it off with some crushed almonds and goji seeds. If you want to, add some strawberries as well.
Enjoy!



Chats & juices

No comments:

Post a Comment