Monday, 6 April 2015

Somos o que comemos?


Se acompanham as notícias da SIC há uns dias atrás devem ter reparado numa reportagem feita, principalmente, sobre os perigos do açúcar. Como grande adepta que sou da prática de uma alimentação saudável, claramente que tinha de vir aqui para o blog falar sobre esta reportagem. E não só.

Achei-a muito boa e necessária para os dias de hoje pois este ainda acaba por ser um tema nada falado ou discutido entre as pessoas. No caso da população portuguesa são raras as pessoas que tentam evitar o açúcar, quer seja no café, nos cereais, nos molhos... Come-se cada vez mais comidas processadas que vêm destruir a nossa saúde e realmente parece que pouco nos importamos com isso. Nos dias de hoje deviamo-nos preocupar com o açúcar tanto como nos preocupamos com o tabaco.

Por experiência própria sei os males que o açúcar nos traz e fui a tempo de perceber isso, mas há muita gente que não o sabe ou faz que não se importa. É triste como a dieta mediterrânica, algo tão característico do nosso país, tem vindo a desaparecer e como cada vez mais os portugueses se têm tornado preguiçosos e desleixados. Ainda bem que Camões não está cá para ver isto.
Se estão a tentar seguir uma alimentação mais saudável ou se querem incutir esses hábitos a alguém, vejam e passem "de mão em mão" esta reportagem. Um desafio que também podem fazer a vós próprios é não comer açúcar durante 1 mês. Sim, tudo o que envolva açúcar como iogurtes, bolachas, cereais, etc. Já o fiz e nem quis acreditar como algo tão simples pode ser tão viciante, quase como uma droga. Os primeiros dias são os piores, no final apenas queremos continuar. 
Um documentário também muito bom é o "Fed Up" e outro que está para sair: "That Sugar Film". Saiem daqui com uma dose enorme de conhecimento sobre alimentação saudável, e isso é excelente certo? Se as gerações presentes não forem educadas, as gerações futuras poderão nem existir.
E pronto, hoje deixo-vos com um tópico mais teórico, nada de ligar o forno, nem a batedeira. 

Vejam a reportagem aqui


Chats & juices


No comments:

Post a Comment