Sunday, 14 June 2015

Espetadas vegan de verão / Summer vegan kebabs


Há quem escolha a comida de conforto quando o sol se esconde atrás das nuvens. Normalmente eu sou dessas pessoas, mas ontem não. Tinha visto esta receita e aquelas imagens deixaram-me completamente a babar e a imaginar como seria maravilhoso dar uma trinca naqueles vegetais suculentos grelhados . E para quê ficar a imaginar? Abro o frigorífico, analiso as minhas hipóteses e deixo a imaginação fazer o trabalho. Saíram então estas espetadas perfeitas agora para o verão. Frescas, leves e saborosas. A minha mãe (habitual provadora e crítica da minha comida, ou, por outras palavras, cobaia voluntária) aprovou e deliciou-se com o almocinho que lhe preparei, só faltava lamber os dedos! O homem cá da casa ainda não é destas coisas, mas enfim...homens! Que se há de lhes fazer? Talvez um bife mal passado e suculento.



Ingredientes (2 pessoas):
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de vinagre de sidra ou balsâmico
sal e oregãos qb 

1 courgete
1/2 beringela
1/2 tomate grande
1/4 cebola
8 espargos
alho francês
1 fatia de abacaxi

Preparação:

Comece por preparar todos os legumes. Lave e corte a courgete e a beringela em pequenos pedaços, corte o fim do talo dos espargos e o tomate e o alho francês (cerca de 5cm do talo) em rodelas. Disponha numa travessa a courgete, a beringela e os espargos. Tempere com o azeite, o vinage, sal, os oregãos e o alho francês. Envolva tudo no molho e deixe ficar a marinar por 1h30 (ou mais tempo). 
Comece agora a preencher os espetos de madeira intercalando a courgete, beringela, alho francês, tomate, cebola e abacaxi.  
Aqueça o grelhador e de seguida coloque os espetos e os espargos (sobrou-me alguma courgete que também grelhei). Deixe grelhar, em lume médio, por cerca de 5 minutos em cada lado. Tenha atenção para não deixar queimar.
Quando terminar sirva com o que mais gostar! Eu servi com grão de bico tostado (escorrer o grão, secá-lo num pano e deixá-lo a tostar na wok) e espinafres salteados em alho (1 colher de sopa e 1 dente de alho).
Bom apetite!



Chats & juices

...................................................................................................................................................................

Recipe in English


Inspired in this recipe. A super healthy and light lunch for those hot summer days. 

Ingredients (for 2):

2 tbsp olive oil
1 tbsp cider vinegar or balsamic vinegar
leek (about 2 inches of the stem)
salt and oregano

1 zucchini
1/2 egglant
1/2 large tomato
1/4 onion
8 asparagus
1 slice of pineapple



Preparation:

Start by preparing your veggies. Wash them, cut the zucchini and egglant in small pieces and slice the tomato and onion. Put the veggies in a tray and drizzle the olive oil, the vinegar, salt, oregano and leek all over them. Mix everything with the sauce and let it marinate for 1h30 (or longer).
Then start filling your wooden skewers with the veggies. Heat your griller and then grill the kebabs and asparagus on medium heat. Let them cook for 5 mins (aprox.) on each side. Keep an eye out for not burning them. Meanwhile you can prepare your sides, I chose some toasted chickpeas and sauté spinach in olive oil and garlic.
Once it's ready serve and enjoy!



Chats & juices

No comments:

Post a Comment