Sunday, 11 October 2015

Estufado de batata doce e grão de bico / Sweet potato and chickpea stew


Quem não gosta de comer uma taça de comida quentinha, acabada de fazer, com uma colher, enroscado no sofá a ver um filme numa tarde de inverno? Admito, é isto que me faz não detestar o inverno. Camisolas aconchegantes, Comida de conforto, sopas, chocolate quente, papas de aveia, chá, bolos no forno, assados, estufados, batata doce, dióspiros e a lista continua. O inverno tem coisas boas apesar dos dias tão cinzentos que nos dá. Temos de aprender a lidar com ele e uma óptima maneira é a comida de conforto. É aqui que entra este estufados de batata doce e grão de bico. Inspirei-me numa receita da Deliciously Ella e saiu algo perfeito para as noites frias com a chuva a cair lá fora (lembrei-me agora: ou depois de ir passear o cão à rua durante uma chuvada). Só fica rabugento e com saudades do verão quem não experimentar este estufado..


Ingredientes: 

3 tomates
1 lata de leite de côco
2 batatas doces grandes
1 courgete (não tinha beringela)
200g de espinafres
400g de grão de bico
7 colheres de sopa de polpa de tomate
4 colheres de sopa de vinagre de maçã
4 c. chá de açafrão
4 c. chá de cominhos
2 c. chá pimenta branca
2 dentes de alho grandes
Salsa ou coentros 





Preparação: 

Corte as batatas doces às rodelas ou em pequenos pedaços e coza-as por 15min. Entretanto, refoge os tomates, a polpa de tomate, o alho, as especiarias e um pouco de sal e azeite numa panela grande. Quando os tomates estiverem desfeitos e tiverem libertado todo o molho adicione o leite de côco, a courgete cortada em pedaços, a batata doce, mais um pouco de sal e pimenta e deixe cozer até ferver (40min aprox.). De seguida adicione os espinafres e o grão de bico e deixe cozer por mais 15min.
Sirva com arroz integral ou quinoa e polvilhe com um pouco de salsa ou coentros. Bom apetite! 




...........................

Recipe in English 


This delicious winter recipe was inspired on Deliciously Ella recipe. The perfect comfort food for these rainy, grey and cold days.


Ingredients:

3 large tomatoes
1 can of coconut milk
2 large sweet potatoes
1 zuchini
200g of spinach
400g of chickpeas
7 tbps tomato purée
4 tbsps apple cider vinegar
4 tsp turmeric
4 tsp cumin
2 tsp white pepper
2 garlic cloves
Fresh Parsley or coriander


Preparation: Cut the sweet potatoes into slices or small pieces and steam them for 15 minutes. While the potatos are cooking, put the tomatoes, tomato purée, garlic, spices and a little salt and olive oil in a large saucepan and let it cook until the tomatoes are bubbling. Then add the coconut milk, the zuchini - chopped into pieces - the sweet potatoes, plus a little salt and pepper and cook until it's boiling (40min approx.). Then add the spinach and chickpeas and cook for another 15 minutes.
Serve with brown rice or quinoa and sprinkle with a little parsley or coriander. Bon appetit!

2 comments:

  1. Acho que não há ninguém mesmo! Às vezes esta estação + inverno são odiáveis - chuva, frio e toda a logística que implicam - mas realmente é impossível chegar a odiá-los mesmo com comidinhas assim :)
    Esse estufado parece-me tão bom! Que combinação de sabores maravilhosa :D

    ReplyDelete
    Replies
    1. A comida de inverno é mesmo das melhores coisas que há! A batata doce e o grão combinam super bem, tens de experimentar Avelã :D

      Delete