Wednesday, 28 October 2015

Mini tartes de dióspiro / Mini persimmon tarts


Chega aquela época em que há diósporios para dar e vender. São caixas e caixinhas cá em casa com dióspiros dados e outros do mercado. Com tanto dióspiro ou sai uma bela mousse - também chamada por bater os dióspiros no liquidificados com canela - ou se fazem tartes deliciosas inspiradas na receita da Just Natural Please. Desta vez optei pela segunda e brinquei com os ingredientes que tinha em casa. Se também estão com a febre dos dióspiros espreitem a receita.

Ingredientes:

Base:
175g miolo noz
3 figos secos
3 colheres de sopa de água

Recheio:
2 dióspiros grandes (400g)
Canela


Preparação:

Comece por forrar as formas das mini tartes com papel vegetal.
Num processador de comida comece por triturar as nozes até ficarem em farinha. De seguida adicione os figos partidos em pequenos pedaços, a água e uma pitada de canela e volte a triturar.
Retire pequenas bolinhas da massa formada e vá forrando as formas de forma a cobrir o fundo e a lateral. 
De seguida triture no liquidificador os dióspiros com canela a gosto. Coloque aproximadamente 2 colheres de sopa do recheio em cada forma (irá depender do tamanho das formas usadas). 
Leve ao congelador por 1h e depois estará pronto a servir! Pode guardar no congelador e tirar para fora uns minutos antes de comer.
Bom apetite!


....................................

Recipe in english



It's fall time, it's persimmons time. I had way too many persimmons in my house so I got inspired in Just Natural Please recipe and created these tiny walnut-persimmons tarts. Let's start?

Ingredients:

Crust:
175g walnuts
3 dried figs
3 tbsp water
Cinnamon

Filling:
2 large persimmons (400g)
Cinnamon


Preparation:

Cover the mini tart pans with some baking paper.
Start by blending the walnuts in a food processor to turn them into flour. Then add the dried figs chopped into small pieces, the water and a pinch of cinnamon and blend.
Then scoop out small amounts of dough and cover the tart pans with it until the bottom and the side are covered.
For the filling just blend the persimmons with some cinnamon. Then place 2 tbsp of the filling in each pie (it will depend on the size of the pans you're using). Put in the freezer for 1h and then it's ready to serve!
You can store this in the freezer and take them out a few minutes before serving. 
Enjoy!
  

6 comments:

  1. Também experimentei e são deliciosas!!!!!!!! :) Fiquei fã :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu não tinha tamaras, por isso tive de dar asas à imaginação :D Estas também ficaram deliciosas mas talvez não tão docinhas como as originais. A combinação do dióspiro e da base com noz é meeeesmo boa :D

      Delete
  2. Que tartes tão lindas nós temos dois diospireiros e só o meu pai é que gosta mas com umas tartezinhas assim de certeza que não sobra nenhum :D Ideia Fantástica Beijinhos!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada! :) A uma moussezinha de dióspiro com canela não devem resistir :D
      Cá em casa todos gostaram e pediram mais! Beijinho*

      Delete
  3. Este ano tanto eu como a minha família mais próxima descobrimos os dióspiros. Eu nunca tinha provado nenhum, os restantes elementos tinham provado apenas os moles, e agora é ver toda a gente por aqui a comer dióspiros maçã como se fossem pipocas :P São tão bons!
    Tenho de me aventurar numa receita com dióspiros... Nunca fiz nenhuma (seria de calcular, uma vez que nunca tinha comido dióspiros de todo), mas estas mini tartes parecem tão boas! Também gostei da sugestão da mousse, achei piada ao facto de juntares canela (não imagino a canela com o fruto, se bem que vejo muitos fãs da combinação!) :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Dióspiros maçã nunca comi, só dos molinhos bem maduros :) Estas mini tartes são muito boas para 1ª aventura com dióspiros :D
      E a combinação de canela com dióspiro não tem descrição possível...
      Beijinho*

      Delete