Monday, 22 February 2016

Papas de aveia de bagas goji, cacau e framboesas / Cacao, goji and raspberries oatmeal


E antes de publicar o último post da viagem a Madrid (sim, as fotos ainda não acabaram...) tinha de escrever uma receita, só para não vos maçar tanto com a minha recente obsessão pela capital espanhola!
Sabem quando estão a cozinhar e criam determinadas expectativas sobre o sabor da comida? E quando as expectativas estão redondamente erradas? Foi o caso destas papas. Já tinha criado papas com cacau semelhantes por isso já tinha uma determinada ideia do resultado final, mas engane-se quem pensa que as papas saem sempre iguais! Talvez tenha sido das bagas goji que as deixaram ligeiramente mais doces, o que equilibrou a amargura do cacau, ou então talvez tenha sido da acidez das framboesas, misturada com a amargura do cacau e as bagas doces. O que quer que tenha acontecido neste complexo processo químico, originou um resultado delicioso que vale a pena partilhar convosco. 



Ingredientes:

4 colheres de sopa (bem cheias) de flocos de aveia finos
200ml de bebida vegetal (usei de soja da marca Shoyce)
1/2 colher de sopa (cheia) de cacau em pó
3 colheres de sopa de bagas goji
6 framboesas 
água


Preparação: 

Num tacho coloque os flocos de aveia e o cacau e misture. Acrescente água até os flocos estarem cobertos, deixando o nível da água a cerca de 1 dedo acima dos flocos. Adicione a bebida vegetal e as bagas e mexa.
Cozinhe em lume alto até começar a levantar fervura. Reduza o lume para o mínimo e mexa as papas para que não agarrem ao fundo do tacho. Deixe cozinhar por mais 5min e vá mexendo ocasionalmente. Se ao final dos 5min não estiverem com uma consistência cremosa e densa deixe cozinhar mais um pouco.
Sirva e cubra com framboesas cortadas ao meio.
Bom apetite!


Recipe in English


Ingredients:

4 tbsp (heaped) oats
200ml vegetable milk (I used soy milk)
1/2 tbsp (heaped) cacao powder
3 tbsp goji berries
6 raspberries
water


Preparation:

In a pan whisk the oats with the cacao. Then add water up to 1 inch above the oats. Add the milk and goji berries and stir it. 
Cook it on high heat until it starts to create bubbles (beginning to boil), reduce the heat to the minimum and stir so that the oatmeal won't stick to the bottom. Let it cook on low heat for about 5 more minutes and ocasionally stir it. Turn off the heat once it gets a creamy and dense consistency. 
Serve and top it off with some sliced raspberries.
Enjoy!


2 comments:

  1. Por acaso não me costuma acontecer, mas é engraçado! E se é para resultar numas papinhas deliciosas assim podia acontecer mais vezes :P A textura delas está perfeita :D

    ReplyDelete
    Replies
    1. Deve ter sido por ter feito com quantidades exactas, normalmente faço sempre a olho :D Obrigada Avelã!

      Delete