Wednesday, 14 September 2016

Salteado de tofu rápido / Tofu stir-fry on the rush


Regressar.
verbo intransitivo
1. Voltar, tornar ao ponto de partida.

Para mim regressos são muito dúbios. Tanto podem ser a melhor sensação como a pior. Depois de um dia cansativo regressar ao conforto da minha casa é o melhor que me pode acontecer. No final de uma viagem regressar à rotina e à cidade onde passo cerca de 300 dias por ano, dispenso, continuemos a viajar até as saudades do habitual e do conhecido baterem. Hoje, no contexto em que vos escrevo, regressar soa muito bem e é a melhor ideia. Retomar as sessões fotográficas a pratos pouco ou muito bem empratados, os rabiscos de receitas e ideias que se têm para posts, a procura de inspiração em receitas que dão vontade de passar horas a cozinhar, e as tardes numa cozinha desarrumada com um cheiro no ar que faz o estomago desesperar.
Talvez seja dos dias menos quentes, ou do Outono estar ao virar da esquina e a saudade de ligar o forno já bater, mas é certo que está na altura de regressar ao habitual :)
A reentrée é feita em jeito descontraído, sem grandes precisões ou medições, com um habitual cá da casa: tofu.



Ingredientes:

1/2 bloco tofu
polpa de tomate
caldo verde
cebola
vinagre balsâmico
açafrão
canela
oregãos
sal

Preparação:

Começe por fazer o refogado com a polpa, a cebola e o vinagre. Quando a cebola amolecer adicione o tofu cortado em cubinhos, o açafrão, a canela e os oregãos. Mexa bem e deixe cozinhar por 5min. Depois junte o caldo verde, envolva e deixe cozinhar por mais 5min.
Ao final deste tempo está pronto. Acompanhe com laranja para que haja uma boa absorção de ferro :) Simples e delicioso!



______________________________________________________

Recipe in english


After a while away it's time to get back to cooking :) Today's recipe comes in a laid-back, relaxed, measureless way, with a familiar ingredient: tofu.

Ingredients:

1/2 piece of firm tofu
tomato pulp
onion
collard greens
balsamic vinegar
turmeric
cinnamon
oreganos
salt

Preparation:

Start by making a stew with the tomato, onion and vinegar. Then add the tofu chopped into small pieces, the turmeric, cinnamon, oreganos and salt and mix well. Let it cook for 5min. Then add the shredded collard greens (or other greens you like, for example kale) and let it cook for 5 more minutes.
After this time it will be ready. Serve with some orange to improve the iron absorption in your body :)

Simple and delicious!



2 comments:

  1. Os regressos forçados são sempre maus, mas regressar no tempo certo ou ao sítio certo proporciona uma das melhores sensações que pode haver! Fico contente por teres decidido regressar, já tinha saudades de ver receitas por estes lados :) Até porque, estou certa, serão receitas aqui do blog a converter-me ao tofu! Este salteado parece delicioso :D

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada Avelã! Parece-me um bom desafio, vou investir mais no tofu e seitan para ver se te converto :D

      Delete