Wednesday, 27 September 2017

Ideias para refeições à última da hora / Last minute meals

Refeições à pressa são algo em que me considero uma pro. Abro o frigorífico, analizo cuidadosamente as minhas opções, começo a criar rápidas combinações mentalmente e em 15 ou 10 minutos et voilá! Uma refeição pronta. Começa no pequeno almoço com a aveia "adormecida" ou no microondas, e vai até ao jantar com a abóbora grelhada acompanhada de abacate e grão de bico. Aqui ficam algumas das minhas combinações preferidas que não nos obrigam a perder muito tempo entre tachos e panelas.

Um xi-💛

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Last minute meals are something I'm quite an expert at. I open the fridge, carefully analyze my options, a mix and match of food starts happening in my brain and then, in 15 or 10 minutos et voilá! A meal is ready. It starts with my overnight or microwaved oats and goes all the way to the grilled pumpkin with avocado and chickpeas for dinner. Here are some of my favorite combos that don't require much time between pans and spoons. 💛



1 - Salada de bróculos, milho, grão, beterraba
Enquanto os bróculos e o milho cozem, lave o grão e corte a beterraba. Junte os bróculos e o milho. Tempere com oregãos, vinagre balsâmico e azeite (opcional)

1- Broccoli salad
While the broccoli and corn are cooking, wash up the canned chickpeas and slice up the beetroot. Add the broccoli and corn to the plate. Season with oregano, balsamic vinegar and olive oil (optional)

2- Caril de vegetais rápido
Ideal para fazer com legumes congelados! Numa panela coloque molho de tomate ou tomate em pedaços de lata e um pouco de água. De seguida adicione os legumes (ervilhas, milho, curgete...). Assim que ficarem moles adicione o caril em pó. Se necessário adicione mais polpa de tomate. Sirva com pão de centeio, grão de bico/feijão ou wraps!

2- Easy veggie curry
A good option with frozen veggies! Add some tomato sauce (or chopped up canned tomatoes) and water to a pan. Then add the frozen veggies (peas, corn, zuchinni). Let them soften. Add the curry powder and let it cook a bit more. Add more tomato sauce if needed. Serve with some rye bread, chickpeas/beans or wraps!


3 - Chia adormecida 
Numa taça coloque 2 a 3 colheres de sopa de sementes de chia e misture um pouco de canela. Cubra com água e um pouco de leite vegetal. Adicione fruta se quiser. Deixe repousar durante a noite ou por 20minutos no mínimo. Adicione côco, cacau, morangos... O que quiser!

3 - Chia pudding 
In a bowl add 2 to 3 tbsp of chia seeds and mix in some cinnamon. Soak with water and a splash of vegetable milk. Add in some fruit if you want to. Let it stay overnight or for at least 20minutes. Add in some coconut, cacao, berries... whatever you like! 


4- Massa com vegetais
Numa panela coloque massa integral a cozer. Noutra coloque alguns dos seus legumes favoritos a cozer (espinafre, couve, bróculos...) e duas cenouras. Sirva com abacate, oregãos e pimenta preta.

4 - Pasta with veggies
Boil some whole wheat pasta in a pan. In another one boil some of your favourite greens (spinach, kale, cabagge, broccoli...) and 2 carrots. Serve with avocado, oregano and black pepper.


5- Tostas de arroz com tomate e abacate. Simples e delicioso!

5- Rice cakes with tomato and avocado. Easy and delicious!


6 - Tosta com molho de tomate biológico, paté de tremoços, hummus, ou outro tipo de paté. Acompanhe com legumes cozidos ou salteados

6 - Toast with tomato sauce and hummus/lupin spread/bean spread and boiled or sautéed greens
  

7- Arroz de beterraba com salada
Domingo à noite faça uma panela de arroz de beterraba que dure a semana inteira. Cozinhe o arroz normalmente mas adicione beterraba, açafrão e levedura de cerveja ou levedura nutricional. Coma com o que quiser! Normalmente acompanho com salada e feijão. Tofu fumado também é uma boa opção!

7 - Beetroot rice with salad
On sunday night prepare a pan of beetroot rice for the whole week. Cook the rice as you normally do but add in some beetroot,turmeric and yeast flakes. Eat with whatever you want! Beans and salad is my go to. Smoked tofu is also a delicious option!



2 comments:

  1. Que receitas tão deliciosas! Fiquei com vontade de experimentar todas. Se o fizer, digo-te logo 😍

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    1. Obrigada! Fico à espera! beijinhooo

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